sexta-feira, 6 de junho de 2014

REVISÃO --- 8º ANO


1- Leia este poema, de Elias José, e responda às questões de 1 a 4:

Tempo
Passou o tempo de roubar amoras,
mangas, goiabas e mexericas
no quintal dos vizinhos.

Passou o tempo de sonhar vitórias,
com sorriso de campeão
de futebol, basquete ou corrida de carro.

Passou o tempo de empinar pipas
e dar asas aos olhos e ao corpo
para soltar-me no espaço com elas.

Passou o tempo de não ter vergonha
de ser rei dos castelos de areia
ou de esconder tesouros de figurinhas,
bolinhas de gude e pedras preciosas.

Passou o tempo de caçar briga,
chamar pro braço ou xingar a mãe
e a raça toda do amigo-inimigo.

Chegou um tempo de sonhar com a noite
na cidade, com todas as luzes e sons
que ainda amedrontam quando chamam.

Chegou o tempo de brigar com o mundo,
sentir sufoco, calor nas mãos
e asas nos pés que querem sumir,
sair de casa e ganhar o mundo.

Chegou o tempo de pensar em namoradas
e sonhar com corpos e beijos
que vivem mais nos poemas que no real.
(Cantigas de adolescer. 7. ed. São Paulo: Atual, 1993. p. 40-1.)

O primeiro verso da primeira estrofe de cada parte se repete quase inteiro nas estrofes seguintes.
De uma estrofe para outra, alteram-se apenas o segundo verbo do verso e o objeto. Observe os
versos iniciais das duas primeiras estrofes:
                                                 Verbos transitivos diretos       Objetos diretos
Passou o tempo de                roubar                      amoras
Passou o tempo de                sonhar                      vitórias

Note que, nesses dois versos, os verbos são transitivos diretos e seus complementos são objetos  diretos. Com os versos iniciais das estrofes seguintes, faça um quadro semelhante em seu caderno. A seguir:
a) verifique, em cada verso, se o segundo verbo é transitivo direto ou indireto;
b) verifique se o complemento do segundo verbo é objeto direto ou objeto indireto;
c) conclua: Na primeira parte predominam verbos transitivos diretos ou indiretos? E na segunda?

2- Nas orações a seguir, substitua os adjuntos adnominais destacados por outros de sentido equivalente, como no exemplo: Respostas pessoais.

 adjunto adnominal      núcleo do sujeito      adjunto adnominal      adjunto adnominal               predicado
       Esta            sandália          vermelha        sem salto      é muito confortável.
      Minha                                   branca           com flores
         A                                        preta             sem fivela
       Toda                                     velha             de couro

a) Aqueles dois livros de contos são maravilhosos.
b) Vendi meus CDs de música clássica.
c) Todas as frutas têm alguma vitamina.
d) Minha tia adora fazer casaquinhos de tricô

3-  Leia este texto:
Qual é a diferença entre furacão e tornado?
Furacão é, na verdade, um ciclone. Os ciclones são formados porredemoinhos de chuva e vento e nascem no mar, em águas quentes. Eles surgem quando o ar sobe em colunas, formando fortes tempestades. Quando surge sobre o oceano Atlântico, ele é chamado de furacão. Se nasce no oceano Pacífico, ganha o nome de tufão. Eles caminham em direção ao continente com ventos que podem chegar a 200 quilômetros por hora. Já o tornado se forma em terra, quando duas correntes de ar, uma quente e úmida, outra fria e seca, se chocam. Aí, o ar quente é lançado para o alto e começa uma grande tempestade. Os tornados são menores que os ciclones, mas também podem ser muito destruidores.
(Recreio, nº 291.)

Identifique os adjuntos adnominais dos termos destacados no texto. Atenção: você deve, antes,  identificar mentalmente o núcleo dos termos. um / os / de chuva e vento / quentes / fortes / duas, de ar / o, quente / uma, grande / os

4. Nas frases a seguir, os adjuntos adnominais são representados por locuções adjetivas. Reescreva  as frases, substituindo as locuções por adjetivos. Veja o exemplo:
Aquela livraria é especializada em livros de crianças e de jovens.
Aquela livraria é especializada em livros infantis e juvenis.

a) Essas plantas de água são criadouros de pernilongos. aquáticas
b) Eu uso um tônico de cabelo. capilar
c) Aquele homem dirigiu o espetáculo de dança. coreográfico
d) O sol da manhã é mais saudável. matinal
e) Só podemos viajar no trem da noite. noturno
f) O planeta Terra já viveu a era do gelo. glacial

5- Leia o texto a seguir, do poeta Paulo Leminski, e responda às questões.

minha mãe dizia
— ferve, água!
— frita, ovo!
— pinga, pia!
e tudo obedecia
 (Poesia fora da estante. In: Vera Aguiar, coord. Porto Alegre: Projeto, 1995. p.104.)

O poema está organizado em três estrofes: a 1ª e a última apresentam um único verso, e a 2ª é
formada por três versos introduzidos por travessão — sinal de que alguém está falando.
a) Quem é o locutor dessas falas? Justifique sua resposta com um verso do poema.
b) A que ou a quem esse locutor se dirige quando fala? À água, ao ovo e à pia.
c) Qual é a função sintática dos termos que o locutor evoca? São vocativos.
d) As ações expressas pelos verbos ferver, fritar e pingar estão relacionadas a que tipo de atividade diária do locutor? Estão relacionadas às atividades cotidianas de uma dona de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário